Notifications
Clear all

Referencia Absoluta Apenas em Coluna

8 Posts
3 Usuários
0 Likes
1,994 Visualizações
(@dakkon)
Posts: 25
Eminent Member
Topic starter
 

Muito bom dia.

Estou com uma dúvida quanto ao uso da referencia absoluta. (não consegui usar ela para cédulas em baixo, que seria minha real necessidade)

Quando uso o recurso de selecionar a cédula e copio para as linhas abaixo, ele não copia direito. (só se executar movendo para direita ou esquerda)

O que eu quero é:
Selecionar cédula A1
Em outra cédula chamar ela com =A$1

Em seguida, copiar para baixo e as colunas trocarem apenas as Letras.
Exemplo:
B$1, C$1, D$1 e ai vai.

Hoje o que acontece quando faço isso ?
Tudo fica como A$1

Conforme as fotos:

Deveria pegar os seguintes valores:
12 13 12 14 12 1 15 11 12 2


Agradeço imensamente se alguém puder me ajudar!

 
Postado : 30/08/2018 8:47 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

Olá, DakkoN

Quando vc arrasta através de linhas, o Excel propaga também em linhas e o mesmo se diz para colunas. Acredito que no Google Sheets o comportamento seja o mesmo. No seu caso, vc quer arrastar através de linhas e que que o programa propague não as linhas mas as colunas.

Da forma como vc quer fazer, só alterando o tipo de referência relativa/absoluta desconheço uma maneira de fazer.
Mas dá pra fazer tranquilamente usando fórmulas. A mais imediata que viria à mente seria a TRANSPOR, mas nesse caso vc teria que saber o tamanho do intervalo inteiro antes e isso não está claro em sua tabela. Outra fórmula que dá pra usar é ÍNDICE e outra ainda a DESLOC.

Por exemplo, insira na célula G2 da sua planilha a fórmula abaixo depois arraste:

=DESLOC(ESPELHO_FORMULARIO_5!$B$10;0;LIN(A1)-LIN($A$1))

 
Postado : 30/08/2018 10:42 am
xlarruda
(@xlarruda)
Posts: 732
Honorable Member
 

Não entendi.. poderia postar sua planilha com o resultado esperado inserido de forma manual?

___________________________________________________________________________________________
Se a resposta atendeu sua dúvida, por favor, clique no Gostei e marque o Tópico como [Resolvido].

Att.

André Arruda

 
Postado : 30/08/2018 10:43 am
(@dakkon)
Posts: 25
Eminent Member
Topic starter
 

Olá Edson ,

Você é um Gênio!!!!

Deu super certo!

Agora preciso entender o que significa esses ;0;LIN(A1)-LIN(A1)

 
Postado : 30/08/2018 11:12 am
(@dakkon)
Posts: 25
Eminent Member
Topic starter
 

Não entendi.. poderia postar sua planilha com o resultado esperado inserido de forma manual?

Olá xlarruda,

Os resultados esperados na sequencia são: (Na coluna G)

12 13 12 14 12 1 15 11 12 2...(peguei apenas os 10 primeiros)

12 = G2
13 = G3
12 = G4
14 = G5 e por ai vai...

Trata-se de uma planilha on-line e os valores mudam constantemente. (por isso usarei os valores falados anteriormente para fácil entendimento)


 
Postado : 30/08/2018 11:26 am
(@dakkon)
Posts: 25
Eminent Member
Topic starter
 

Olá a Todos!

Muita boa tarde!

Agora, devo fazer o mesmo procedimento dividindo um pelo outro conforme fotos abaixo e replicar para as linhas em baixo.


Agradeço imensamente quem puder ajudar!

 
Postado : 30/08/2018 12:48 pm
(@dakkon)
Posts: 25
Eminent Member
Topic starter
 

Valeu galera, consegui!

=DESLOC(ESPELHO_FORMULARIO_5!$B$2;0;LIN(A1)-LIN($A$1))/DESLOC(ESPELHO_FORMULARIO_5!$B$10;0;LIN(A1)-LIN($A$1))

 
Postado : 30/08/2018 2:32 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

...Agora preciso entender o que significa esses ;0;LIN(A1)-LIN(A1)

Coloque em uma célula qualquer a fórmula = LIN(A1)-LIN($A$1) e arraste para baixo que vc já vai entender pra que serve essa parte: vai gerando uma série de números crescentes começando em 0 e passo 1.

Quanto ao primeiro zero do DESLOC é pra não deslocar nenhuma linha, pois o que vc quer é deslocar para pegar o valor de 1,2,3,4,... colunas adiante, não linhas.

 
Postado : 30/08/2018 3:46 pm