Notifications
Clear all

Workbook Open Falhando!

7 Posts
4 Usuários
0 Reactions
2,593 Visualizações
(@jorudess)
Posts: 53
Trusted Member
Topic starter
 

Opa!

Eu tenho uma planilha relativamente complexa (para o meu nível), onde tenho várias macros, botões, formulas, etc. e esta planilha gira em torno da função "ContaCélulaColorida"

Function ContaCelulaColorida(rngColorInfo As Range, Intervalo As Range) As Long


Dim rConta As Range

    For Each rConta In Intervalo.Cells

        If rConta.Interior.ColorIndex = rngColorInfo.Interior.ColorIndex Then

            ContaCelulaColorida = ContaCelulaColorida + 1

        End If

    Next
 

End Function

Atualmente estou tentando inserir alguns formulários que devem abrir automaticamente (Workbook Open), porém esta sub só funciona quando quer, literalmente. Estou usando uma Sub Workbook Open com Msgbox para testar, e num momento ela funciona, mas ao fazer qualquer alteração simples no arquivo, salvar, fechar e abrir novamente, a Sub Workbook Open não funciona =/. Já testei tudo para identificar o erro e até agora nada!

1 - "Salvei como", alterei nome, etc.
1 - Revisei as macros: apaguei espaços, comentários, etc.;
2 - Excluí algumas macros e botões: excluí módulos inteiros, um a um:
3 - Refiz fórmulas muito longas (minha maior fórmula tem 7 funções);
4 - Excluí abas inteiras, uma a uma;
5 - Testei a function "ContaCelulaColorida" em um arquivo novo juntamente com a sub Workbook Open Msgbox - Funciona perfeitamente!

Alguém tem alguma idéia do que possa estar causando esse problema? Quantidade máxima de macros? Botoes? Conflito entre X e Y?

 
Postado : 16/05/2017 8:22 pm
NERI S
(@neri-s)
Posts: 0
Estimable Member
 

Bom dia
O primeiro passo, para entender melhor e ajudar, é vc anexar uma cópia.

 
Postado : 17/05/2017 4:18 am
(@jorudess)
Posts: 53
Trusted Member
Topic starter
 

Segue anexo.

 
Postado : 17/05/2017 7:43 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Desculpe, mas não entendi sua demanda. O que realmente funciona ou não intermitentemente.
Seu modelo o abertura, apenas com uma mensagem de teste deve executar sempre, sem problemas.
Voce menciona uma função de conta e essa conta que lhe dá problemas, ou qual o motivo de menciona-la

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 17/05/2017 8:22 am
(@jorudess)
Posts: 53
Trusted Member
Topic starter
 

Reinaldo,

O que não funciona é a Sub Workbook Open, mesmo que seja apenas uma Msgbox simples. Na planilha em anexo existe uma Sub Workbook Open que deve exibir a palavra "teste" toda vez que a planilha abrir, porém, não está funcionando (ou só funciona "de vez em quando"). Acredito que exista algum conflito na planilha que esteja causando esse problema, porém ainda não identifiquei o que é.

Por exemplo, se eu excluir todas as abas e salvar a planilha, a Private Sub Workbook Open funciona perfeitamente, mas o que nestas abas estão causando este problema? Alguma fórmula? Uma macro específica? Um botão? Uma formatação condicional?

 
Postado : 17/05/2017 8:33 am
(@osvaldomp)
Posts: 0
Eminent Member
 

... porém, não está funcionando (ou só funciona "de vez em quando")...
...mas o que nestas abas estão causando este problema? Alguma fórmula? Uma macro específica? Um botão? Uma formatação condicional?

Uma causa possível é a FC existente na planilha ativa ao salvar o arquivo. O fato de o evento WB_Open ora funcionar e ora não, pode ser devido à troca da planilha ativa ao salvar. Em algumas planilhas com a FC mais "pesada" o evento nunca funciona, porém em outras planilhas com a FC menos "pesada" ou sem FC aplicada, o evento sempre é disparado. O Excel apresenta esse "bug" ainda não resolvido pela MS.

Sugestão para testes:
1. alterne a planilha ativa ao salvar
2. limpe a FC daquela planilha que sendo ativa ao salvar o evento não funciona: tecla F5 / Especial / Formatos condicionais / OK / menu FC / Limpar regras das células selecionadas / Salve / Feche / Reabra o arquivo

Se confirmar que a causa é a FC, uma forma de contornar seria ativar uma planilha conveniente no evento WB_BeforeClose

Osvaldo

 
Postado : 17/05/2017 3:57 pm
(@jorudess)
Posts: 53
Trusted Member
Topic starter
 

Osvaldo,

30 minutos depois de quebrar a cabeça tentando decifrar o que era "FC"... eu fiz os testes

Eu tenho algumas abas que são mais "leves" com poucas fórumas e FCs... e realmente.. ao salvar com alguma dessas abas "leves" ativa, o WB_Open funciona. Ao salvar com alguma aba "pesada" ativa ele não funciona.

Então eu fiz o passo 2, limpei as FCs e o evento WB_Open funcionou perfeitamente!

Por enquanto eu vou seguir o seu conselho, ativar uma aba mais leve com o WB_Before Close e posteriormente eu tenho "enxugar" as FC das outras abas.

Muito obrigado!

 
Postado : 17/05/2017 10:01 pm