Notifications
Clear all

Macro com PROCV

14 Posts
4 Usuários
0 Reactions
2,384 Visualizações
(@victorcamp)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Bom dia.

Estou com uma necessidade no meu trabalho e tenho dúvida:

Minha tarefa é atualizar uma planilha com dados PROCV que se modificam todos os dias.
Por exemplo, hoje (31/01) eu abri a planilha e troco os dados analisados no PROCV do dia 29/01 para 30/01, fazendo uma comparação do que mudou.

Como faço isso tornar-se automático?

Agradeço desde já.

Att,

 
Postado : 31/01/2017 6:36 am
(@c_nicoleti)
Posts: 24
Eminent Member
 

Já tentou travar o valor procurado em uma célula pré-definida e deixar essa célula com a fórmula "=today()"?

 
Postado : 31/01/2017 6:45 am
leandroxtr
(@leandroxtr)
Posts: 447
Reputable Member
 

Se a referência da fórmula PROCV for a data, basta fazer com que essa referência serja =HOJE() ou = TODAY(), que vai sempre buscar os dados com a data de "hoje" no matriz.

Se a dúvida persistir, publique a planilha aí para melhor ajudarmos.

Se te ajudou, não se esqueça de dar um like na resposta e marcar o tópico como finalizado.

Abraços!
Leandro Cordeiro

 
Postado : 31/01/2017 7:49 am
(@victorcamp)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Bom dia!

Na realidade, a PROCV não está baseada em uma data, mas no valor de uma célula que foi retirada do dia anterior..
Dessa forma: =PROCV('[dia 17.xlsx]Plan1'!E4;$E$4:$E$146;1;0) - fórmula contida na planilha do dia 18.

O objetivo é analisar o número de venda e seu cliente correspondente que foi faturado (segundo a informação retirada do sistema da empresa) de um dia para o outro.

Obrigado!

 
Postado : 03/02/2017 6:29 am
(@c_nicoleti)
Posts: 24
Eminent Member
 

Pode disponibilizar a planilha para ajudarmos?

 
Postado : 03/02/2017 6:44 am
leandroxtr
(@leandroxtr)
Posts: 447
Reputable Member
 

Usando seu exemplo acima:

sendo hoje o dia 31

Na célula referência do dia 29/01 você coloca =HOJE()-2 (ou seja dia 31-2=29) e na referência do dia 30/01 coloca =HOJE()-1 (31-1=30).

Mas lembre-se, essa fórmula fixa na análise entre dois dias atrás da data HOJE, o que varia nos finais de semana, onde você vai ter que condicionar a fórmula "HOJE" para aumentar o número a subtrair para retornar na sexta (caso queira pular fds). Ex fórmula =SE.

Se te ajudou, não se esqueça de dar um like na resposta e marcar o tópico como finalizado.

Abraços!
Leandro Cordeiro

 
Postado : 03/02/2017 6:46 am
(@victorcamp)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Estou anexando os dias 17 e 18.

O dia 17 está como eu recebo todos os dias.
Assim, acrescento os PROCV (como fiz no dia 18) com base no dia 17.

Não estou conseguindo visualizar como colocar a fórmula =HOJE() vai fazer eu ter em retorno o que preciso..

Muito obrigado pelo contato!

 
Postado : 03/02/2017 6:57 am
leandroxtr
(@leandroxtr)
Posts: 447
Reputable Member
 

São planilhas diferentes para cada dia?
Em qual planilha/aba você faz a análise?

Se sim, acho que não dá pra fazer isso em fórmula. Terá que ser código VBA! Porque não faz abas/dia em vez de planilhas?

Se está certo o que estou pensando, é realmente muito chato de trabalhar e codificar.

abraços

Se te ajudou, não se esqueça de dar um like na resposta e marcar o tópico como finalizado.

Abraços!
Leandro Cordeiro

 
Postado : 03/02/2017 7:21 am
(@victorcamp)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

No momento são planilhas diferentes para cada dia, mas é uma possibilidade fazer abas/dia!
Eu fiz a análise dia 18... Dia 17 eu fiz a análise com base no dia 16. Só não anexei porque alterei os nomes dos clientes para poder compartilhar com o blog.

Eu imaginava que seria VBA mesmo, por isso postei a dúvida direto nessa parte do site.
Meu conhecimento pequeno em VBA me dificulta fazer sozinho...

Abraço!

 
Postado : 03/02/2017 7:28 am
DJunqueira
(@djunqueira)
Posts: 772
Prominent Member
 

Na solução proposta eu basicamente utilizei a função INDIRETO().
Na célula F1 vc altera o dia da planilha q vc quer procurar.

Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.

 
Postado : 03/02/2017 8:12 am
leandroxtr
(@leandroxtr)
Posts: 447
Reputable Member
 

Curti demais a proposta do DJunqueira!

Acho que resolve o seu problema, mas ainda assim sugiro fazer essas análises por dia/aba.
Daí você faz1 planilha por mês ou da forma que preferir.

Abç.

Se te ajudou, não se esqueça de dar um like na resposta e marcar o tópico como finalizado.

Abraços!
Leandro Cordeiro

 
Postado : 03/02/2017 8:46 am
(@victorcamp)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Gostei muito e entendi a lógica do Djunqueira também, mas o Excel me retorna #REF!

Seria por conta do estilo de formatação L1C1/A1?

 
Postado : 03/02/2017 8:53 am
DJunqueira
(@djunqueira)
Posts: 772
Prominent Member
 

Muitas vezes vc vê o caminho curto do arquivo na planilha tipo NomeDaPlanilha.xlsx, mas por trás disso tb tem diretório e etc.
Procure refazer o vínculo e depois remontar as fórmulas.

Mas concordo com o leandroxtr, o melhor é deixar os dados na mesma planilha e melhor ainda seria todos os dias numa tabela única.
O erro mais comum ultimamente é separar a base de dados por dia ou mesmo meses, não se deve separar por período a não ser q já se considere como ultrapassado ou arquivo 'morto'.

Se sua dúvida foi respondida marque o tópico como RESOLVIDO usando o botão com marca verde.

 
Postado : 03/02/2017 5:45 pm
(@victorcamp)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Deu certo DJunqueira e leandroxtr!

Muito obrigado pela ajuda! Sucesso para vocês!

 
Postado : 06/02/2017 8:31 am