Avaliação de alunos...
 
Notifications
Clear all

Avaliação de alunos em Excel/VBA

2 Posts
1 Usuários
0 Reactions
576 Visualizações
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Pessoal boa noite.
Apareceu pra mim a oportunidade de fazer um sistema de avaliação para um vizinho meu.
Ele hoje usa provas da forma tradicional, papel, caneta e horas de correção.
A minha ideia é justamente acabar com isso usando o Excel.
Até agora criei uma planilha que servirá para o professor fazer o seu gabarito, uma prova de múltipla escolha com 20 questões.
Nessa planilha ele vai escrever as questões, as opções e marcar qual será a opção correta a ser marcada pelo aluno.
Já criei uma forma de verificar se o aluno marca mais de uma opção, nesse caso a questão é zerada.
O que preciso fazer agora é um botão que deve criar um arquivo dentro do caminho Z:ProvaNome da matéria que está em C6 e nesse arquivo as colunas I e J já podem estar ocultas e a planilha protegida com senha.
Isso faz com que a planilha original copie faça uma cópia dela e ela continue intacta para ser usada para criar novas provas.
Esse novo arquivo criado vai ser a prova a ser realizada pelos alunos, nela precisa ter um botão para salvar a prova.
Esse botão Salvar vai ser clicado pelo aluno ao término de sua prova, cada um em seu computador, por volta de dez alunos acessando esse arquivo pela rede.
Clicando nele a prova será salva dentro do caminho Z:ProvaNome da matériaData da Prova - Código do aluno que esse preencherá em C8.
A planilha já tem também um campo em J1 (que estará oculto) onde caso seja marcado SIM, a nota do aluno já aparece na prova.
essa opção será usada e a impressão já será realizada com a nota do aluno.
A prova já tem um campo para o aluno e o professor assinarem.
A minha ideia é que o aluno sente no computador, digite o seu código, marque as questões da prova e clique nesse botão.
A planilha vai acionar essa opção na coluna J1, que mostra a nota do aluno (sem que ele veja, claro), salve o arquivo com o nome sendo a data da prova e o código do aluno e faça a impressão.
Enquanto o aluno se levanta a sua prova está sendo impressa.
Acho importante que no rodapé ou cabeçalho apareçam o código do aluno que está na célula C8, isso porque se vários alunos terminarem ao mesmo tempo, caso as folhas forem impressas uma atrás da outra, caso o professor junte-as, não confundirá qual folha é de que aluno.

Gostaria de contar com a colaboração e ideias para esse projeto.
Estou disponibilizando o que já criei até aqui para que possam entender melhor as explicações.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 20/05/2016 8:13 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Ninguém que possa me ajudar nesse projeto?

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 16/06/2016 11:39 pm